Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

desobedece comigo?!

Vou falar o fundamental já de começo pois tem gente que não tem tempo nem paciência pra ler tudo isso, A cidade de Belo Horizonte está sitiada pelo próprio prefeito e estou convidando quem está chocado a praticar desobediência civil ativa!!!
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2249
Neste encontro pacífico pro BH, o "Roupa suja se lava em casa!", lavemos a nossa:
http://pracalivrebh.wordpress.com/2010/11/28/roupa-suja-se-lava-em-casa/


Agora, pra quem precisa entender o contexto ou apenas deseja lembrar...
A mesma Belo Horizonte que nos anos 90 parecia iniciar a construção de uma tradição de democracia participativa das mais importantes do país vem agora assistindo um movimento de retrocesso. Uma regressão tecnocrata revestida por uma capa (máscara) de gestão moderna e competente. Eis alguns dos eventos de triste e de recente memória, listo aqui para vocês as obras desse prefeito que, cá pra nós, é um fofo.
O calendário retrospectivo do Lacerda:




-Começamos por Janeiro do ditoso ano de 2010, onde fomos agraciados por decretos que deram a BH um ar mais leve, Lacerda agradecemos por nos proporcionar a Praia da Estação!




-Em Fevereiro a insistência do prefeito em não dialogar, certamente por saber da importância da praia pra BH leva à organização do "eventão" livre, espontâneo gratuito e vitamínico!




-Em Março fomos agraciados com o "mês das artes cênicas" no qual Lacerda usou a tática bem sucedida de proibir pra acontecer. O FIT foi cancelado e alguns teatros e projetos encerrados sob a promessa ainda não cumprida de voltarem no fim do ano (seus apressadinhos o ano de 2010 não acabou!) O FIT acabou rolando sob a correria de gente que tava muito puta mas feliz, como diz nosso amigo Maquiavel, tem que morder e assoprar. Ah! e tudo coroado pela MARAVILHA da parada Disney, com direito a cortes de árvores(meio ilegais é verdade)  e tudo que temos direito gente!






- Em 19 de Abril o que é que é? Dia do Índio! Nada melhor que forçar a imprensa a falar deles né gente? Durante a Feira "Hippie" ou Feira de "Artesanato" (que todos sabem que hoje não passa de um bando de mafiosos vendendo lembrancinhas do Paraguai) os fiscais da PBH, os "lacerdinhas" tentam impedir índios de uma tribo pataxó de venderem seu artesanato sem " ". Nesse mesmo mês, pensando na saúde da população, decidiu-se também pela necessidade de proibir os pipoqueiros nas ruas da cidade! Ah, o Lacerda é uma pândega!
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL1573369-9077-33678,00.html

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/duas-ac-es-tentam-barrar-novo-codigo-de-posturas-de-belo-horizonte-1.102303





- Em Maio, mês das rosas, das noivas e das revoluções o google divulga uma coisa surpeendente, impelidos pelo espírito ativo lacerdista (tantos bons lacerdas em nossa História política né) a Marcha da Maconha toma proporções inimagináveis da pacata capital das Minas e dos Minos. Enquanto isso Anastasia se recusa ainda a falar com o pessoal das ocupações. Outro evento importante é o abandono de parques e jardins(mesmo com os pedidos de espaços verdes cada vez maiores no Orçamento Participativo), a prefeitura resolveu parar de cuidar desses espaços como forma de mostrar às pessoas a importância dos mesmos, "só quando acaba a luz vemos o quanto precisamos dela" diria um acessor da PBH.







- Em Junho praça vira arena da "copa-cola" razão mor de nossas alegrias mais recentemente com explosivas e calorosos reflexos no Rio de janeiro. Em lugar de acabar com o decreto ilegal Lacerda que é danadinho decide encher os cofres da cidade alugando umas pracinhas!
http://www.comemoredoseujeitobh.com.br/arena-coca-cola-copa-do-mundo-fifa/arena-praca-da-estacao-2/



- Em Julho nosso ilustre síndico resolve dar uma trégua, deixa a praça com o decreto que a "protege" e vai comer alfajores em Bariloche. Em sua memória alguns concidadãos resolvem realizar um piquenique no Parque Municipal, enquanto ainda é permitido pois precisamos proteger nossos espaços verdes das malvadas pisadas humanas né pessoal?!
http://virgulaimagem.redezero.org/relato-e-fotos-do-piquenique-no-parque-municipal-bh/





- Em Agosto somos agraciados com uma declaração comovente do prefeito, a desistência de investir no metrô como obra estruturante para a copa de 2014. Com seu espírito de cidadania e seu característico bom humos certamente podemos entender isso como uma mensagem pra quem é de BH, sejamos mais criativos e calmos no trânsito, melhorar não vai, moremos mais perto de casa e do trabalho (quem puder) pois o transporte público também polui a cidade!







- Em Setembro há tanta coisa, comecemos ainda por 2009, há algo que não podemos deixar de lembrar, a prefeitura resolve exercer com mais eficácia a proteção de nossas praças e parques e fazer valer uma regra esquecida em gavetas empoeiradas, proíbe cães, bicicletas, skates e todos estes brinquedos perigosos. Fico me perguntando quando esses heróis vão proibir os carros que todos os dias atropelam transeuntes em nossas ruas, não seria má ideia, não mesmo. 05 de Setembro de 2010 a meninada barulhenta do quarteirão do Soul é retirada das ruas onde faziam há anos sua balbúrdia! 20 de Setembro de 2010, ufa que mês, um incêndio obriga famílias que ocupavam um dos edifícios chamados de "Torres Gêmeas" a abandonar suas casas. Os bombeiros não permitem a volta dos moradores após o fim do incêndio e o prefeito, certamente zelando pela segurança do povo, não ouve nem o apelo da consultora da ONU, Raquel Rolnik.







- Em Outubro a PBH decide ampliar o ultimato que havia dado a pipoqueiros e decide também pelo fim de algumas feirinhas feiosas que vendiam verduras baratas em alguns locais da cidade. Mesmo alguns sacolões ABC devem sair do caminho pra cidade ficar mais lindona, pra quem não sabe esse é projeto antigo da prefeitura que vende hortifrutigranjeiros de pequenos produtores da região a preços populares, ou seja os danados ainda praticam concorrência desleal com o pessoal bacana do Mart Plus, do Extra, etc.
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1803&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=152344&IdTipoNoticia=1




- Em Novembro a prefeitura faz boas ações, antecipando o clima de natal decide vender uma grande quantidade de terrenos e imóveis a preços abaixo do valor de mercado, incluindo a residência oficial do prefeito na orla da Pampulha(com todo seu mobiliário que inclui um quadro de Guignard).
Ampliação da Pavimentação do Arrudas e outros canais, gestão das águas, cristiano machado alagada. Para preservar tais bens e a calçada de outros tantos "homens bons" em torno da lagoa suas comportas são abertas ante às fortes chuvas da primavera. Isso acarreta em um pequeno ônus que somado à impermeabilização cada vez maior do solo e canalização de córregos(tudo pela incrível linha verde!). Algumas comunidades pobres são tomadas pela água e pela lama, a PBH que tem muito trabalho a fazer vigiando pipoqueiros e feirantes demora um pouco pra retirar o material trazido pela cheia e o povo sempre impaciente insiste em protestar, mesmo diante das delicadas argumentações da PM.
http://www.sjpmg.org.br/novo/gera_conteudo.asp?id_materia=2914

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/23/interna_gerais,194023/chuva-interdita-avenida-cristiano-machado.shtml

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=7&id_noticia=44404/noticia_interna.shtml



- Dezembro!!!!!
A PBH e o Lacerda convocam a todos (bem não cabe muita gente então é só o pessoal do encontro das Mercocidades mesmo)  a assistir um refinado concerto da Filarmônica no Palácio das Artes, como bons mineiros daremos uma linda recepção a eles mesmo não podendo entrar e lavaremos muita roupa pra demonstrar como nossa cidade está cada dia mais limpa!  

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?
evento=portlet&pAc=not&idConteudo=42120&pIdPlc=&app=salanoticias
Sério amigos, a coisa tá feia, horrorosa, pisemos na grama e não saiamos a não ser arrastados, tomemos sol com nossas roupas de banhista, façamos nossa voz ser mais ouvida que a dos carros, dos aparelhos de som que gritam vendilhonices inúteis, plantemos uma árvore em um pedacinho de terra vazio, uma árvore protegida em um terreno baldio, tantas que este não possa ter outro destino senão o de um parque, entremos de bike no municipal, façamos, vamos amar.
e mandemos à merda a ilegal(essa sim) guarda municipal!!!
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/treinamento-da-guarda-contratado-sem-licitac-o-1.201520

16 comentários:

  1. Importante denunciar a criminalização da juventude em Belo Horizonte: as autoridades municiapis modificaram o enquadramento da pichação, antes como "crime ambiental" (reparo do dano e cumprimento de medidas socioeducativas) para "crime de formação de quadrilha". Os jovens ficam em presídios, misturados a outro criminosos, a espera de julgamento.
    O vereador Arnaldo Godoy e os deputados André Quintão e Durval Angelo (do PT) estão se mobilizando, procurando meios para reverter a situação e tentando, ainda, libertas os jovens presos.
    Veja mais em:
    http://comjuntovazio.wordpress.com/2010/09/28/manifesto-liberdade-aos-piores-de-belo/

    e

    http://olhodecorvo.redezero.org/pixo-politica-publica-ou-criminalizacao/

    ResponderExcluir
  2. Opa Luiz! Mais uma coisa, são tantas que a gente sabia que passaria batido algum tipo de ação repressora!

    ResponderExcluir
  3. É engraçado, se não fosse deprimente. O sujeito tem uma tese e mesmo que apareçam incoerências ele defende essa tese até o final, arranja e organiza o factual de modo que a tese se torne conveniente ao que pretende e, claro, omite o que pode contrariar o que quer provar. E ainda com um texto supostamente engraçadinho... isso mais parece uma mal disfarçada panfletagem política do que propriamente uma preocupação sincera com os problemas da cidade. Considerando tal aspecto, qual a validade de uma versão tendenciosa como essa? Eis o ônus da democracia: até os mal informados e mal intencionados podem expressar o que não sabem, não podem e nunca terão capacidade de saber... Vomitar toda essa cronologia montada de modo viciosamente intencional tem alguma legitimidade? Para quem se esconde no comodismo da crítica que não apresenta solução, claro que é bastante legítimo.

    ResponderExcluir
  4. Luiz, esse problema se resolve com educação. Mas eu posso lhe dizer que tenho odio de quem picha. E acho certo ficar preso como qualquer criminoso. Aposto que vc nunca gastou 800 reais para pintar o muro e no outro dia...

    ResponderExcluir
  5. bom, vamos aceitar as críticas dos amigos acima, ainda que sejam anônimos e eu ache que é menos válida uma crítica quando não se assina embaixo, quando tais pessoas chegam a questionar o valor da democracia e acham que é valido meter adolescentes inconvenientes na universidade do crime, ou campo de concentração(cujo nome oficial é sistema carcerário brasileiro, o quarto maior do mundo e crescendo), jovens que foram criados em condições de miséria e violência otidiana extrema e que muitas vezes tem no pixo uma voz rara, que outros tantos buscam no tráfico de drogas. qualquer boboca sabe que a função da justiça deve ser a de reeducar quem erra e não de servir de instrumento a vinganças pessoais pra não cairmos novamente no bárbaro código de hamurabi, na lei do olho por olho em que no final estamos todos cegos. e aproveitando a prerrogativa da democracia vamos usar a nossa liberdade ainda existente pra continuar falando, especialmente para mandar um recado pro Sr. Anônimo:
    VAI À MERDA APROVEITA E DÁ UM BEIJO NO LACERDA!

    ResponderExcluir
  6. A mesma liberdade que você proclama Flor de Maio, permite que os comentários possam ser anônimos e que se respeitem os procedimentos legais na ocasião ao dano ao patrimônio público e privado. Se pichar constitui um atentado àquilo que é dito como legal, naturalmente alguma consequência jurídica deve redundar disso. Dizer que pichar é manifestação social às custas do muro de terceiros, então realmente porque você nunca teve que tirar dinheiro do próprio bolso para limpar o que os porcalhões deixaram lá com signo de sua manifestação. Então quer dizer que na sua democracia não pode comentar como anônimo mas pode pichar? Mas quem picha não sai correndo depois para continuar anônimo? E a propósito, por acaso "Flor de Maio" é mais identificável que o codinome anônimo? É muita contradição... tsc, tsc, tsc...

    ResponderExcluir
  7. O que falta mesmo é investimento em educação para prevenção desses atos de vandalismo, em todas as esferas, municipal, estadual e federal.

    ResponderExcluir
  8. Quando vi esse cara pela primeira vez e primeira impressão é que fica, visualizei um Nacista, não é o que parece, porém resolvi esperar e ai o cara mostrou a que veio: "Não gosta de pobre, não dá mão a preto", e ele guardou bem o que aprendeu na Ditadura. E pra encerrar descobri que o Cara ficou rico trabalhando no Chile de Pinochet, é mole?

    ResponderExcluir
  9. acho que o prefeito é arbitrário e isso é complicado.
    não dá pra tratar o pixador apenas como vítima. ele tb é responsável pela contravenção que comete. não acho profícua a estetização ou vitimização paternalista do pixador. no entanto, o cárcere, a dita universidade do crime, não só não recupera o pixador como decreta seu destino: marginalidade, mais exclusão, mais pixo na cidade.
    como já disse, precisamos discutir a questão da pixação e, quem sabe, encntrar opções realmente sócio educativas, alternativas aos presídios e sua deseducação.
    só odiar, repudiar tb não leva a nada e reafirma a arbitrariedade do nazista prefeito de BH.
    LEMBRO: ele não é do PT. Ele foi um arranjo entre PSDB e PT, representados por Aécio e Pimentel, mas ele é do PSB!!!!!
    em relação às moradias, tb vejo na discussão da cidade o caminho mais interessante. sim, porque quem é de classe média e não tem casa própria poderia perguntar porque ninguém defende moradia pra ele tb, já que é um direito a todos.
    não acho que sejam questões fáceis ou prontas, mas é preciso discutir para fazer resistência à mão pesada e voltada só pro dinheiro do sr. Lacerda.
    Discutir é bom, todo mundo se implica....

    ResponderExcluir
  10. Ludmila tirou as palavras da minha boca...

    ResponderExcluir
  11. Até para contestar é preciso ter alguma noção. Esse povo é fraco demais. Tenta dar uma de antenado, amante da liberdade, mas quando está sob contestação, quando é chamado ao debate, não conseguem manter os argumentos. Mas para aparentar ser bicho-grilo-descolado, isso sabem fazer muito bem, dá para perceber. Preguiça demais disso, desse falar sobre que parece ser bem mais importante do que entender sobre. Tem gente que se impressiona e cai nessa, mas ai já é outra história...

    ResponderExcluir
  12. Desculpa Leo mas não deu pra entender a quem você se refere, a qual assunto.

    ResponderExcluir
  13. O que Acho engraçado é que os pichadores não vão pixar a casa de ninguém que está responsável diretamente pela a vida de merda dele. Não vejo pixações no Mangabeiras, no Cruzeiro, Anchieta ...

    Pra mim pixador tem que ir pra cadeia mesmo. Diferentemente da Europa, o ato de pixação aqui no Brasil e uma expressão da ignorância e da infantilidade.

    Antes que me entendão mal, stencil não e pixação ok!

    Outra coisa. Não sou á favor (em dezenas de aspectos) da politica que o LaMerda está fazendo. Contudo vale colocar na discursão os seguintes pontos.

    Estava passando na praça da Estação, durante um evento. Observei as "pessoas" (pra não dizer animais, no sentido pejorativo da palavra) degradando o espaço verde da praça, urinando, etc.

    Da mesma forma que o prefeito não pode fechar um bem público, a população deve zelar por ele, coisa que raramente acontece.

    Um coisa que me indigna e a falta de educação das pessoas no conviver em sociedade. E um celular dentro do ônibus tocando música alta ( ñ vou aqui entrar no merito da qualidade da música).

    Pessoas que se acham no direito de incomodar os demias cidadãos com seus sons altos em carros, e suas motos 125cc (que parecem mais biciletas com motor, é que poluem o dobro de um carro, proporcionalmente) com seus escapamentos proporcionalmente furados (quando os seus condutores não se dispões a fazer númeors acorbaticos com ela, em detrimento da segurança de outros.

    Vizinhos que se dá a mínima para aqueles outros moradores do entorno de sua casa, que por serem extremamente mal-humorados e fracassados, reclamam dauela festinha que vara a madrugada, incomodando com música alta e gritaria, quarteirões e quarteirões.

    No trânsito, quando estamos esperando um sinal abrir, e uma fila se forma, sempre aparece auqueles espertinhos que veêm devagarinho, láááá de trás dando seta, furando fila, e quando chega no sinal, na tentativa de entrar na faixa correta, atravanca todo o trânsito, f***ndo que estava na fila (pq isso é uma fila, igual a do banco, a do supermercado etc).

    Acho que esse tipo de discrusão e muito válida. Os politicos devem sim trabalhar para nós, que somos os patrões deles, e quando isso não acontece devemos sim reivindicar.

    Contudo a falta de respeito deles e a mesma falta de respeito do vizinho que da festinhas barulhentas e dos playboys acefálos e seus sons potentes.

    A diferença é que várias pessoas cada vez mais tem colocado os vizinhos barulhentos e os playboys no poder, e gente assim, quando tem o poder, passa a achar que a cidade é o curralzinho dele.

    Aquela máxima " o povo tem os políticos que eles merecem" se enquadra perfeitamente com os brasileiros, e eu que achava que os mineiros, eram diferentes dos demais brasilieros, por conta de uma eduacação mais familiar e respeitosa, tenho observado que a máxima anteriormente referida tem servido como uma luva para os belorizontinos.

    LaMerda e beloriScrotinhos: Ambos se merecem.

    Só lamento pelos que não encaixam nessa última definição, que é prejudicada tanto por um, quanto por outro...

    Como cidadão dessa cidade que naci e adoro, só tenho que lamentar.

    ResponderExcluir
  14. Vale salientar que prisão e diferente de ficar cercado de marginais de alta periculosidade.

    Falo isso pq os (tão vagabundos quanto os pixadores) pais que não pagam pensão ñ são encarceirados com traficantes e estrupadores. Falo isso pq conheço gente que ja ficou detento por isso.

    Eles ficam em selas separadas, com privilegios que nenhum outro detento ( se ñ for ricaço ou politico) tem.

    Então esse papo de que n~se deve encarceirar um meliante por sujar a cidade, usando como argumento um discurso "sociologico" é tão ridiculo!

    Cadeia pra pixador! E depois que sair da, esfregão, sabão e tinta, pra ele limpar o que sujou! Para pensar mil vezes antes de fazer de novo.

    E aulas de portugês e de artes, pq vai escrever mal e ter um mal gosto visual esses pixadores!

    ResponderExcluir
  15. Não é possível dialogar com uma pessoa que se esconde no anomimato.

    O caráter anônimo é uma estratégia de alguns ativistas, visto que eles enfrentam os poderes do Estado. Há casos, inclusive, de empresas que demitem pessoas por participarem de atos políticos etc.

    Parece-me que este não é o presente caso.

    Não é possível, também, dialogar com uma pessoa que tem opiniões categóricas e tão agressivas. Principalmente em relação a outras modalidades de apropriação e de expressão que não estão em conformidade, seja com a lei, seja com o que ele entende de civilidade.

    É inútil. E não retrucarei o que este "anônimo" disser. Pode ofender, atacar, julgar, condenar etc. Trata-se apenas de uma pessoa que carrega uma paixão triste. Se assim não fosse teria mais compaixão pelo sofrimento alheio e buscaria uma compreensão menos fanática sobre os problemas sociais.

    Aliás, não publico em meus blogs opiniões de pessoas que se escondem no anonimato.

    Esta história de "meliante" é triste. Quem é o "meliante"?

    Fico por aqui.

    ResponderExcluir
  16. Porque será que as autoridades (Arnaldo Godoy, André Quintão e Durval Angelo) e os ativistas de plantão que defendem os pichadores não se manifestaram quando picharam a Igrejinha da Pampulha, patrimônio e símbolo do BH? Será que eles mapearam áreas em BH onde se pode pichar e outras regiões onde não se pode pichar? Arf...

    ResponderExcluir